com sucesso de seu terceiro foguete - Mundo - iG" /

Irã confirma lançamento com sucesso de seu terceiro foguete

Teerã - O Irã lançou hoje com sucesso seu terceiro foguete de fabricação nacional, que recebeu o nome de Kavoshgar-3, e anunciou que vai iniciar três novos projetos para a construção de satélites de telecomunicações, informou a televisão estatal.

EFE |

O foguete, que tem uma cápsula experimental que permite enviar um ser vivo ao espaço, foi lançado nesta quarta-feira de um lugar não revelado do país, acrescentou a rede de televisão "O lançamento do Kavosghar-3 representa o início de uma nova fase do programa aeroespacial iraniano", afirmou um comunicado divulgado pela televisão, que lembrou que o modelo anterior do mesmo foguete foi enviado ao espaço em outubro de 2008.

Minutos após a notícia, o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, inaugurou três novos projetos para a construção de satélites de telecomunicações, batizados "Tolou", "Navid" e "Mesbah 2".

Ao lado do ministro da Defesa, Ahmad Vahidi, o líder iraniano revelou, além disso, a maquete da "primeira plataforma de lançamento de satélites construída integralmente pelo Irã", chamada "Simorg".

O "Mesbah 2" é um satélite de telecomunicações que fica na órbita inferior e que, segundo a televisão estatal, pode girar entre 600 e 2 mil quilômetros ao redor da Terra e foi desenhado para dar uma volta ao planeta a cada duas horas.

A televisão destacou que o "Mesbah 2" está ainda em construção e ainda não foi fixada data para seu lançamento.

Os novos projetos são divulgados um ano após o anúncio iraniano do envio ao espaço de seu primeiro satélite de investigação Omid (Esperança, em persa), que orbitou durante vários meses no ano passado a cerca de 250 quilômetros de altura.

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: foguetesirã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG