Irã cancela envio de embarcação de ajuda a Gaza

País afirma que enviará ajuda humanitária para a Faixa de Gaza "por outros meios"

AFP |

O Irã cancelou o envio de um barco com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza que deveria sair domingo em direção ao enclave palestino, informou nesta sexta-feira a agência de notícias oficial, Irna.

"A viagem não será realizada", declarou nesta quinta-feira à imprensa Hossein Sheikholeslam, secretário-geral da Conferência Internacional de Apoio à Intifada Palestina, um organismo iraniano criado pelo Parlamento. Sheikholeslam afirmou na cidade de Rasht (norte) que a ajuda seria enviada a Gaza por outros meios.

Explicou que a viagem do barco foi cancelada porque Israel "enviou carta às Nações Unidas afirmando que a presença de embarcações iranianas e libaneses na zona de Gaza seria considerada uma declaração de guerra", segundo a Irna.

"Para privar o regime sionista de qualquer desculpa, a ajuda coletada para o povo oprimido de Gaza será entregue por outros meios sem a menção do nome do Irã".

Na terça-feira, um funcionário do Crescente Vermelho iraniano, Abdolrauf Adibzadeh, havia declarado que "um navio com 1.100 toneladas de ajuda humanitária, em especial medicamentos e alimentos, para Gaza, sairia domingo do porto de Bandar Abas (no Golfo) em direção ao Mediterrâneo".

A decisão iraniana de enviar a ajuda a Gaza foi tomada depois do sangrento ataque, no dia 31 de maio, da marinha israelense contra uma flotilha que levava ajuda humanitária em águas internacionais do enclave palestino. Nove passageiros turcos morreram neste ataque israelense.

    Leia tudo sobre: IrãIsraelFaixa de Gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG