Irã apresentará plano para melhorar segurança no Afeganistão

Teerã, 17 abr (EFE).- O Irã apresentará em breve um plano para contribuir para a estabilização do Afeganistão e melhorar a segurança nesse país, anunciou hoje o ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki.

EFE |

O chefe da diplomacia iraniana, que não deu detalhes sobre a proposta, pediu que os países da região se juntem ao projeto, após este for revelado.

"Não teríamos sido testemunhas da situação que se vive no Paquistão se, nos últimos sete anos, tivessem sido adotadas as políticas apropriadas no Afeganistão", disse Mottaki, citado pela imprensa local.

O Irã compartilha com o Afeganistão e o Paquistão sua fronteira oriental, considerada uma das regiões mais instáveis e perigosas do mundo.

Na área, atuam grupos de narcotraficantes, traficantes de armas e grupos extremistas sunitas vinculados à rede terrorista Al Qaeda e ao movimento Talibã.

Além disso, é considerada uma das principais portas de saída da droga cultivada no Afeganistão, primeiro país do mundo em produção de opiáceos.

O Irã participou, convidado pelos Estados Unidos, da cúpula sobre o futuro do Afeganistão realizada no final de março, na cidade holandesa de Haia.

Teerã insistiu em que a solução deve ser regional e deve sair do próprio povo afegão, e insistiu em que a presença de tropas estrangeiras é contraproducente. EFE jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG