Teerã, 18 abr (EFE).- O novo pacote de condições que o Irã apresentará à comunidade internacional para resolver a disputa nuclear inclui questões como a segurança regional, o futuro das reservas energéticas e o desarmamento atômico, anunciou hoje um deputado iraniano.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias local "Fars", o responsável da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa da Câmara, Alaeddin Boroujerdi, informou ainda que, se forem levados em consideração os novos elementos, "as negociações podem chegar a bom termo".

"Este pacote é um acréscimo ao pacote de propostas que o Irã já tinha apresentado e que os países ocidentais não puderam conciliar", detalhou.

Dias atrás, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, revelou que o país prepara várias medidas para responder à recente proposta de negociar feita pelo grupo integrado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.

Boroujerdi insistiu, no entanto, em que o país não contempla em nenhum caso a opção de interromper o programa de enriquecimento de urânio, como exige o grupo.

"O Irã jamais aceitará a suspensão, como já fez durante dois anos e meio, para ganhar a confiança do Ocidente. O Irã demonstrou que precisa do enriquecimento para produzir combustível nuclear e essa é exatamente a razão pela qual produz combustível e constrói usinas nucleares", ressaltou. EFE jm/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.