Irã anuncia reserva de 30 kg de urânio enriquecido a 20%

Representante iraniano confirmou também descoberta de novo filão de urânio próximo ao porto de Bandar Abbas, no Golfo Pérsico

EFE |

O chefe da Agência Iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi, revelou nesta quarta-feira que as reservas de urânio enriquecido a 20% do país chegaram aos 30 kg. Em declarações exclusivas à rede de televisão estatal "PressTV", o representante iraniano confirmou ainda que o Irã descobriu um novo filão de urânio próximo ao porto de Bandar Abbas, no Golfo Pérsico.

"Em nosso caminho rumo à autossuficiência nuclear, conseguimos que a reserva atual de urânio enriquecido a 20% chegasse aos 30 quilos", afirmou. Grande parte da comunidade internacional, com os Estados Unidos e Israel à frente, acusa o Irã de ocultar, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e aplicações bélicas cujo objetivo seria a aquisição de um arsenal atômico, alegação que Teerã nega.

Comunidade internacional

Em fevereiro deste ano, o Irã ignorou as advertências da comunidade internacional e começou a enriquecer urânio a 20%, o que levou o Conselho de Segurança das Nações Unidas a impor novas sanções ao país. Para aumentar a controvérsia, Salehi revelou que especialistas iranianos "encontraram um bom filão de depósitos de urânio na mina de Gachin, próxima a Bandar Abbas, e começaram os trabalhos de extração, o que estenderá a vida produtiva da jazida".

Na segunda-feira passada, o chefe nuclear iraniano já havia anunciado que seu país tinha iniciado um novo projeto para rastrear e extrair urânio com o objetivo de conseguir a autossuficiência neste campo.

"Uma série de operações técnicas e executivas foram iniciadas e graças à ajuda do presidente do país, contamos com o apoio financeiro e técnico necessário", acrescentou. Salehi explicou que o país foi dividido em quatro áreas, mas que os esforços se concentram nas regiões do centro e do sul do Irã.

    Leia tudo sobre: irãprograma nuclearurânio enriquecido

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG