Irã anuncia nova geração de centrífugas atômicas

Teerã, 18 dez (EFE).- O diretor da Agência de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, disse hoje que o país iniciou a fabricação de centrífugas AR-3 e AR-4.

EFE |

Em declarações à agência de notícias iraniana "Fars", Salehi disse que as máquinas fazem parte de uma nova geração de centrífugas.

"Esperamos eliminar todos os problemas e falhas, e termos as novas gerações de centrífugas funcionando no fim do próximo ano iraniano" (antes de abril de 2011), disse Salehi.

Ainda de acordo com o diretor da agência nuclear iraniana, a fase de testes das novas centrífugas será concluída em pouco tempo.

Sobre o número de equipamentos para o enriquecimento de urânio em operação no Irã, Salehi disse que há mais de "seis mil" em funcionamento.

O funcionário também falou do contrato assinado quarta-feira para a construção de uma central de fusão nuclear no país, projeto que, segundo Salehi, pode contar com a cooperação do Japão.

"Este assunto vai ser discutido durante a visita do secretário-geral do Conselho Superior de Segurança do Irã (Saeed Jalili) ao Japão", destacou Salehi.

Quanto à usina nuclear de Busher, construída em parceria com técnicos russos, o diretor disse que ela começará a funcionar nos próximos meses, quando acabarem os testes. EFE msh/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG