Irã anuncia manobras em importante via petrolífera

Teerã, 5 jan (EFE).- A Guarda Revolucionária, corpo de elite do Exército iraniano, realizará em fevereiro uma série de manobras militares no Estreito de Ormuz, uma das principais vias mundiais de passagem do petróleo.

EFE |

Assim anunciou hoje o comandante-chefe do corpo naval da Guarda Revolucionária, general Morteza Safari, durante uma parada militar.

"A Guarda Revolucionária realizará uma grande manobra naval no Estreito de Ormuz durante a primeira metade do mês (persa) de Bahman", que coincide com o final de janeiro e início de fevereiro no calendário cristão, afirmou, em declarações divulgadas pela agência de notícias local "Mehr".

O citado estreito é a porta que liga o Golfo Pérsico ao Golfo de Omã, e através dela transita 20% das reservas mundiais de petróleo que saem do Kuwait, Arábia saudita, Barein, Emirados Árabes Unidos, Iraque e do próprio Irã.

Na mesma data, o Exército iraniano deve realizar também uma série de exercícios práticos em colaboração com a Guarda Revolucionária, para "elevar a capacidade defensiva", segundo informações da semana passada.

Israel ameaçou várias vezes atacar o Irã se este país não ceder na disputa que mantém com a comunidade internacional por causa de seu programa nuclear.

O Exército iraniano já realizou uma série de manobras semelhantes nos últimos meses, e testou sua capacidade balística com o lançamento de vários mísseis de fabricação nacional. EFE jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG