O Irã lançou nesta quarta-feira com êxito o terceiro foguete espacial Kavoshgar-3, que transporta uma cápsula experimental, anunciou o canal de televisão iraniano em língua árabe Al-Alam. O país anunciou que vai iniciar três novos projetos para a construção de satélites de telecomunicações, informou a televisão estatal.

"O Irã testou com êxito o foguete espacial Kavoshgar-3, de fabricação local, que transporta uma cápsula experimental", informou o Al-Alam.

A emissora exibiu imagens do interior da "cápsula", enviadas segundo o canal a partir do espaço, que contém vários animais, incluindo um rato e tartarugas.

Também exibiu imagens do foguete em voo feitas, ao que parece, da cápsula. As imagens mostraram a separação entre o foguete e a cápsula.

O lançamento anterior de um foguete do tipo Kavoshgar aconteceu em novembro de 2008. Em fevereiro de 2009, o Irã colocou em órbita seu primeiro satélite, o OMID, com um foguete Safir-2.

Programa espacial

Minutos após o lançamento desta quarta-feira, o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, inaugurou três novos projetos para a construção de satélites de telecomunicações, batizados "Tolou", "Navid" e "Mesbah 2".


Ahmadinejad apresenta novos projetos espaciais / AP

Ao lado do ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, o líder iraniano revelou, além disso, a maquete da "primeira plataforma de lançamento de satélites construída integralmente pelo Irã", chamada "Simorg".

O "Mesbah 2" é um satélite de telecomunicações que fica na órbita inferior e, segundo a televisão estatal, pode girar entre 600 e 2 mil quilômetros ao redor da Terra e foi desenhado para dar uma volta ao planeta a cada duas horas.

A televisão destacou que o "Mesbah 2" está ainda em construção e ainda não foi fixada data para seu lançamento.

* Com EFE e AFP

Leia mais sobre Irã

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.