Irã anuncia instalação de novas máquinas para enriquecer urânio

Governo diz que agência da ONU foi informada sobre mudança que pode acelerar programa nuclear do país

iG São Paulo |

O Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou nesta terça-feira que o país está instalando novas máquinas para o enriquecimento de urânio para acelerar o progresso de seu programa nuclear.

"Ao instalar as novas centrífugas, progresso está sendo feito com mais velocidade e melhor qualidade", disse o porta-voz da chancelariana iraniana Ramin Mehmanparast, acrescentando que a medida mostra que o Irã está tendo sucesso em sua "atividade nuclear pacífica".

Mehmanparast disse que o Irã informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre a instalação das centrífugas. "A agência está ciente que nossas atividades nucleares pacíficas estão progredindo... a instalação é uma confirmação do sucesso da República Islâmica no campo nuclear", disse.

Se o Irã conseguir implementar com sucesso as novas máquinas, o país pode encurtar significativamente o tempo necessário para acumular material que pode ser usado tanto para fins civis quanto militares, se processado num grau maior.

Há anos o Irã tenta desenvolver centrífugas com capacidade várias vezes superior às do modelo IR-1, da década de 1970, que atualmente usa em suas atividades nucleares sensíveis.

Os Estados Unidos e seus aliados acusam o Irã de tentar desenvolver bombas sob o disfarce de seu programa nuclear. O Irã nega as acusações e afirma que sua tecnologia nuclear tem o objetivo de produzir eletricidade para atender sua crescente demanda doméstica.

Com Reuters

    Leia tudo sobre: irãprograma nuclearahmadinejadurâniocentrífugas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG