Irã anuncia envio de resposta por escrito após ameaça de sanções

TEERÃ - O Irã anunciou nesta terça-feira que respondeu por escrito à oferta apresentada pelos membros permanentes do Conselho de Segurança e pela Alemanha para que Teerã paralise o enriquecimento de urânio em troca de frear novas sanções.

EFE |

Segundo a televisão iraniana por satélite "Alalam", que cita a agência "Fars", a resposta foi enviada aos responsáveis da União Européia (UE) em Bruxelas.

No entanto, a televisão não especificou em que consiste a resposta iraniana, nem outros detalhes adicionais.

Washington anunciou na segunda-feira que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, França, Reino Unido e China) e a Alemanha decidiram aplicar novas sanções ao Irã por este não responder às propostas para o fim da atividade nuclear iraniana.

"Na falta de uma resposta clara e positiva do Irã (neste fim de semana), decidimos que não temos outra opção do que aplicar novas medidas contra o Irã", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Gonzalo Gallegos.

Segundo o porta-voz, os seis países mantiveram uma conversa telefônica ao mais alto nível e decidiram avançar nas medidas de pressão, depois de o Irã não ter cumprido o prazo que tinha até este fim de semana para aceitar os incentivos econômicos, em troca de renunciar a seu programa nuclear.

Os países ocidentais acusam Teerã de querer desenvolver armas nucleares sob a alegação de um projeto civil para a geração de eletricidade.

O Irã insiste em que seu programa de enriquecimento de urânio busca exclusivamente a geração de energia elétrica.

Leia mais sobre: Programa nuclear

    Leia tudo sobre: crise nuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG