Teerã, 28 set (EFE).- A Guarda Revolucionária, a tropa de elite do Exército iraniano, testou com sucesso o míssil de longo alcance Sejil, de duas fases e impulsionado por combustível sólido, informou a estatal PressTV.

Segundo a emissora, o primeiro teste com o míssil Sejil, que tem até 2.000 quilômetros de autonomia, atingiu "com precisão os alvos designados".

Segundo a imprensa local, o Irã também testou hoje o míssel Shahab 3, capaz de acertar alvos em um raio de 1.300 a 2.000 quilômetros.

O lançamento dos projéteis, que são os principais do programa balístico iraniano, foi a principal atividade das manobras com mísseis realizada pela Força Aérea da Guarda Revolucionária em diferentes partes do país.

Os exercícios, que causaram polêmica e geraram ainda mais dúvidas sobre as intenções do Irã, começaram ontem, com a exibição de uma nova plataforma de lançamento múltiplo de mísseis, a testagem de várias plataformas de lançamento móveis e o lançamento de mísseis de curto e médio alcance terra-terra e terra-mar.

Segundo o comandante da Força Aérea da Guarda Revolucionária, general Hussein Salami, o treinamento "defensivo" teve como objetivo "comprovar o grau de desenvolvimento tecnológico do programa de mísseis e manter e elevar o poder de dissuasão".

"Estes exercícios dão à Guarda Revolucionária a oportunidade de acerta alvos com mísseis em qualquer situação", destacou Salami à "PressTV".

O principal objetivo das atividades foi "avaliar o grau de desenvolvimento tecnológico que o Irã alcançou recentemente em seu programa de mísseis de superfície", acrescentou. EFE jm/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.