Irã afirma ter respondido a perguntas da AIEA sobre programa nuclear

Teerã, 26 mai (EFE).- O Governo do Irã defendeu hoje sua cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), e assegurou ter respondido a todas as perguntas da agência internacional sobre suas atividades nucleares.

EFE |

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores iraniano, Mohamad Ali Hosseini, não especificou, no entanto, se as respostas iranianas incluem as alegações dos EUA e de outros países ocidentais sobre supostos estudos nucleares secretos realizados pelo Irã para fins militares.

Hosseini considerou negativas as recentes declarações de políticos europeus em favor do endurecimento das sanções contra o Irã, caso o país rejeite o novo pacote de propostas do Ocidente para que suspenda o enriquecimento de urânio.

"O Irã cooperou de forma muito construtiva com a AIEA, e considera estranha a postura negativa e ilógica de alguns países europeus sobre seu programa atômico", disse Hosseini, sem dar mais detalhes.

O porta-voz afirmou que o programa iraniano é pacífico, e disse que Teerã "espera o apoio europeu, especialmente de países como a Itália", para que o dossiê nuclear iraniano seja tratado só pela AIEA, e não pelo Conselho de Segurança da ONU.

O Conselho de Segurança adotou até agora três resoluções contra o Irã para que suspenda seus programas de enriquecimento de urânio.

EFE msh/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG