Irã afirma ter quase 4.000 centrífugas em funcionamento em usina nuclear

Teerã, 29 ago (EFE).- O Irã tem quase 4.

EFE |

000 centrífugas" em funcionamento em sua usina nuclear de Natanz, às quais em breve se somarão outras 3.000 que estão em processo de instalação, informou hoje o vice-ministro de Exteriores iraniano, Ali Reza Sheikh Atar.

Segundo a agência oficial iraniana "Irna", Atar assinalou que pôde comprovar os avanços das centrífugas quando visitou a central no dia 19 de agosto junto com o titular de Exteriores, Manouchehr Mottaki.

O Irã tem o objetivo final de colocar 54.000 centrífugas em funcionamento.

A suspensão do enriquecimento de urânio é uma das principais exigências do grupo 5+1 (EUA, China, Rússia, França e Reino Unido mais Alemanha) nas negociações com Teerã.

As potências exigem que o Irã detenha o enriquecimento como requisito para negociar um pacote de incentivos com as autoridades iranianas.

Para Atar, as sanções adotadas pelo Conselho de Segurança contra seu país são "inúteis e ineficazes, e se as potências acreditassem que estas funcionam, as teriam intensificado".

A usina de Natanz é um dos principais centros nucleares no Irã, e os países ocidentais suspeitam de que poderia ser utilizada para a produção de armamento atômico. EFE nq/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG