pessoas confiáveis como Lula podem corrigir falhas em Gaza - Mundo - iG" /

Irã afirma que pessoas confiáveis como Lula podem corrigir falhas em Gaza

O Irã enviou um emissário especial ao Brasil para entregar a Luiz Inácio Lula da Silva uma mensagem sobre a ofensiva israelense na Faixa de Gaza, na qual assinala que pessoas confiáveis como o presidente brasileiro podem corrigir as falhas da atual diplomacia na região.

AFP |

Em nota enviada à AFP, a embaixada iraniana anunciou que o ministro de Assuntos Cooperativos, Mohammad Abbasi, entregou uma mensagem que trata da "condenação do regime invasor da Palestina, que ataca o povo indefeso da Faixa de Gaza, e da responsabilidade internacional de governos e iniciativas para por fim a esta crise".

"O envolvimento de novas personalidades, confiáveis, nas atividades de intermediação sobre a questão da Palestina", como os presidentes Lula e seu colega iraniano, Mahmud Ahmadinejad, "podem corrigir as falhas cometidas pelos intermediários tradicionais, inclusive os Estados Unidos", destaca o texto.

O emissário iraniano se reuniu com o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, que reafirmou a mensagem de Lula no sentido de que devem ocorrer "esforços para o imediato fim das hostilidades" na Faixa de Gaza.

Abassi chega ao Brasil nas vésperas da viagem do chanceler Celso Amorim a Israel, territórios palestinos, Jordânia e Síria, para apoiar um cessar-fogo em Gaza e entregar ajuda humanitária.

O presidente iraniano enviou 22 emissários, a vários países, para pedir apoio contra os ataques israelenses, que já mataram mais de 800 palestinos, e contra o bloqueio imposto à Faixa de Gaza.

llu/mr/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG