Irã adverte que vai opor forte resistência a seus inimigos

O Irã vai opor uma forte resistência a seus inimigos para defender seus direitos em termos nucleares, afirmou nesta sexta-feira o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, citado pela televisão estatal, depois de novas ameaças de sanções por parte de Washington.

AFP |

"Para isso, temas como a questão nuclear são pretextos. A razão principal da hostilidade contra o Irã por parte dos inimigos nos últimos 30 anos é que querem nos fazer retroceder para depois dizer que nos obrigaram a ceder", afirmou.

"Mas o povo iraniano vai opor uma forte resistência aos inimigos", acrescentou em seu discurso.

O departamento de Estado americano reiterou nesta sexta-feira que espera uma resposta do Irã neste fim de semana sobre o plano internacional de incentivos para congelar seu programa nuclear, segundo informou o porta-voz Gonzalo Gallegos.

Depois de uma reunião com o negociador iraniano em Genebra, no último dia 19, as grandes potências envolvidas na discussão (EUA, Rússia, China França, Grã-Bretanha e Alemanha) deram um prazo de duas semanas a Teerã para responder às medidas de cooperação econômica e política propostas em troca da suspensão de suas atividades nucleares sensíveis.

lc/vog/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG