armadilha de seus antecessores - Mundo - iG" /

Irã adverte Obama para que não caia na armadilha de seus antecessores

O Irã advertiu nesta sexta-feira o presidente norte-americano Barack Obama de que não deveria cair na armadilha dos presidentes anteriores dos Estados Unidos sobre o assunto da Palestina, um dia depois do apelo de Israel à aplicação de sanções mais severas a Teerã por causa de seu programa nuclear.

AFP |

O chanceler iraniano, Manuchehr Mottaki, lembrou ao governo norte-americano que qualquer plano de paz para o Oriente Médio tem que levar em consideração os direitos dos palestinos, acrescentando que os interesses nacionais do Irã estão ligados "à conquista dos direitos dos palestinos".

"Advertimos o governo norte-americano e (o presidente Barack) Obama de que não devem cair na armadilha dos políticos norte-americanos anteriores sobre o assunto da Palestina", declarou o chefe da diplomacia iraniana, citado pela agência Fars.

O Irã não reconhece Israel, e seu presidente Mahmud Ahmadinejad faz declarações agressivas com frequência contra o Estado hebreu.

Israel acusa a República Islâmica de querer produzir a bomba atômica, usando como pretexto um programa nuclear civil, o que Teerã nega.

Em sua visita de quinta-feira a Berlim, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu pediu "sanções paralisadoras" contra o Irã para impedir que fabrique a bomba atômica.

hif/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG