Irã acusa Reino Unido de descumprir Tratado de Não-Proliferação

Teerã, 4 abr (EFE).- O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Mohammed Ali Hosseini, acusou hoje o Reino Unido de descumprir o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP).

EFE |

Segundo a agência pública iraniana de notícias "Irna", Hosseini fez essa acusação em reação às recentes declarações do ministro de Exteriores britânico, David Miliband, contra a atividade nuclear do Irã.

O Reino Unido "coloca repetidamente acusações contra as atividades nucleares pacíficas da República Islâmica do Irã, apesar de ter centenas de ogivas nucleares e continuar apoiando as atividades nucleares de alguns países, como a América (EUA)", disse o porta-voz da diplomacia iraniana.

Hosseini disse que o Governo britânico "está investindo enormes quantidades de dinheiro em uma nova geração de suas armas nucleares para as próximas décadas".

"A Inglaterra, com seus mais de 60 anos de experiência (no âmbito nuclear) é um dos principais provedores de material nuclear para o regime de ocupação (Israel)", disse Hosseini para quem o Estado judeu é "uma grande ameaça para a região".

Além disso, Hosseini disse que seu país fará tudo o que estiver a seu alcance para defender suas "grandes conquistas (nucleares), dentro do marco das normas internacionais e do TNP". EFE msh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG