Irã acusa Ocidente de usar direitos humanos para aumentar pressão

Teerã, 15 fev (EFE).- O Irã negou hoje que os direitos humanos sejam violados no país e afirmou que as acusações sobre isso provenientes do exterior têm caráter político.

EFE |

Em declarações divulgadas pela televisão estatal, o secretário-geral do Conselho Superior de Direitos Humanos do Irã, Mohamad Javad Larijani, acusou o Ocidente de usar a questão como pretexto para aumentar a pressão sobre seu país.

"Com a vitória da Revolução Islâmica, o assunto dos Direitos Humanos foi utilizado de forma constante por alguns países ocidentais como ferramenta política para ampliar a pressão e avançar para outras questões políticas", afirmou.

No entanto, "o Irã se transformou em um dos países mais democráticos de toda a região", acrescentou.

As críticas sobre violações aos direitos humanos no Irã são relacionadas à repressão dos protestos eclodidos após as eleições de junho do ano passado, vencidas pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e contestadas pela oposição.

O Irã recebeu nesta segunda-feira em Genebra fortes críticas durante a sessão do Conselho de Direitos Humanos dedicada ao Exame Periódico Universal do Irã, uma avaliação obrigatória para todos os países da ONU.

Os membros do painel, em particular os Estados Unidos e o Reino Unido, condenaram a sangrenta repressão dos protestos dos últimos oito meses, assim como o elevado número de execuções e outras violações dos direitos humanos.

Nas ruas de Genebra, em temperaturas abaixo de zero, centenas de opositores iranianos da Suíça e de outros países europeus se aglomeravam para pedir a libertação de prisioneiros políticos, o fim da tortura e os direitos das mulheres.

"Parem as execuções no Irã" ou "Abaixo a ditadura" eram alguns dos cartazes empunhados pelos manifestantes, que pretendem permanecer ali até quarta-feira, quando o Conselho de Direitos Humanos deve emitir suas conclusões e recomendações a Teerã. EFE jm/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG