Irã acusa EUA de serem ameaça à humanidade

Teerã, 21 abr (EFE).- O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, acusou hoje os Estados Unidos de serem uma ameaça para o futuro da humanidade e ressaltou que o arsenal nuclear americano é uma mancha negra para o Governo do país ocidental.

EFE |

"Ninguém tem direito a ameaçar a humanidade dessa maneira. Nós não permitiremos que os Estados Unidos ressuscitem sua diabólica dominação sobre o Irã com suas ameaças", afirmou Khamenei em declarações divulgadas pela televisão estatal iraniana.

Para ele, "os organismos internacionais (também não) deveriam fechar seus olhos diante deste tipo de ameaça".

Embora logo após chegar à Casa Branca o presidente americano, Barack Obama, tenha oferecido ao Irã abrir um novo capítulo nas relações bilaterais, os laços entre os dois países se deterioraram nos últimos meses em consequência da disputa sobre o polêmico programa nuclear iraniano.

Grande parte da comunidade internacional, sob a liderança dos EUA, acusa o regime dos aiatolás de ocultar um programa nuclear de natureza clandestina e ambições bélicas, cujo objetivo seria adquirir um arsenal atômico, mas o que é negado por Teerã.

Em fevereiro passado, o Irã rejeitou uma oferta dos EUA, do Reino Unido e da Rússia para trocar combustível nuclear, enviando urânio bruto ao exterior e recebendo de volta enriquecido. O regime em seguida ordenou o início do enriquecimento de urânio a 20%, apesar das críticas internacionais.

Além disso, anunciou a instalação de centrífugas mais potentes e a construção de uma nova usina nuclear este ano.

Desde então, Washington articula novas sanções internacionais no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) para tentar frear o programa nuclear iraniano, mas até agora ainda não conta com o apoio da China, membro permanente do CSNU com direito a veto.

Algumas fontes, no entanto, indicam que as sanções poderiam ficar prontas nas próximas semanas. EFE jm/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG