Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Irã acredita em acordo na Opep de redução gradual de produção

Teerã, 20 out (EFE).- O representante iraniano na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohammad Ali Khatibi, afirmou hoje que é possível que na próxima reunião do cartel se acorde reduzir a produção de petróleo em um milhão de barris por dia.

EFE |

Segundo a agência de notícias oficial iraniana "Irna", Khatibi explicou que "caso se reduza em três milhões de barris diários a produção de petróleo, o mercado se regulará, mas é possível que esta redução se faça em várias fases".

Por esse motivo, a Opep estaria disposta em uma primeira etapa a diminuir em um milhão de barris diários a produção, segundo o responsável iraniano.

Khatibi disse que para controlar os preços, a Opep já tomou um primeiro passo durante a reunião de 10 setembro, quando decidiu voltar à cota de produção de setembro de 2007 de 28,8 milhões de barris diários.

"Agora é preciso adotar os seguintes passos durante a reunião desta semana em Viena", afirmo Khatibi em declarações à "Irna", em Viena.

A redução será debatida pela Opep em Viena no próximo dia 24, em reunião prevista inicialmente para 18 de novembro e que foi adiantada para analisar a constante queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais. EFE msh/rr

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG