Irã aceita manter reunião sobre questão nuclear, diz UE

Segundo chefe da política externa do bloco europeu, principal negociador iraniano disse estar disposto a encontro após dia 10

iG São Paulo |

O Irã está preparado para manter negociações sobre seu programa nuclear com seis grandes potências, em qualquer dia depois de 10 de novembro, disse nesta sexta-feira a chefe da política externa da União Europeia, Catherine Ashton. Ela representa as seis potências que lidam com o dossiê nuclear iraniano (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China, Rússia e Alemanha).

Catherine afirmou ter recebido uma carta do principal negociador do Irã na questão nuclear, Saed Jalili, na qual ele concorda em comparecer a uma reunião "em lugar e data convenientes para ambos os lados", após 10 de novembro.

Em correspondência anterior para Jalili, Ashton o convidara para conversações em Viena, entre 15 e 17 de novembro.

"Dr. Jalili está disposto a começar as conversas depois de 10 de novembro e quer definir local e data. Acho que esse é um passo muito significativo", declarou Ashton durante uma cúpula de líderes da UE em Bruxelas.

O ceticismo de potências ocidentais quanto às reais intenções do programa nuclear do Irã levou a ONU a impor, em junho, uma quarta rodada de sanções ao país. EUA e União Europeia adotaram punições adicionais.

O principal alvo das sanções é a atividade iraniana de enriquecimento de urânio, que pode gerar combustível para usinas nucleares, mas também - dependendo do grau de pureza do material - para armas atômicas.

*Com Reuters e AFP

    Leia tudo sobre: irãprograma nuclearnegociaçõesunião europeiaeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG