IPC do Reino Unido fica em 3,2%

Londres, 24 mar (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Reino Unido ficou em 3,2% em fevereiro passado, um inesperado aumento frente ao mês anterior, quando estava em 3%, informou hoje o Escritório para Estatísticas Nacional (ONS, em inglês).

EFE |

O Índice de Preços no Varejo (RPI, em inglês), que inclui o pagamento dos juros das hipotecas e que é utilizado para calcular os aumentos de salários, as previdência e o imposto municipal, caiu em fevereiro para 0, frente ao 0,1% de janeiro, por isso o número é o mais baixo desde 1960.

Segundo o ONS, o inesperado aumento do IPC foi devido ao aumento dos preços dos alimentos e das bebidas, já que os no varejo enfrentam um aumento do custo das importações devido à desvalorização da libra esterlina.

Este aumento obrigará o presidente do Banco da Inglaterra, Mervyn King, a enviar uma carta ao ministro da Economia, Alistair Darling, para explicar por que a inflação supera em mais de 1 ponto percentual a meta de 2% marcada pelo Governo para manter a inflação.

EFE vg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG