Iowa se torna terceiro Estado americano a permitir casamento gay

Iowa se tornou nesta sexta-feira o terceiro Estado americano a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após Connecticut e Massachusetts. A suprema corte do Estado julgou que proibir o casamento gay seria inconstitucional.

BBC Brasil |

O caso vem de 2005, quando um grupo de defesa de direitos gays de Nova York iniciou uma batalha legal em defesa de seis casais de gays e lésbicas.

Dois anos depois, a justiça de Iowa julgou que uma lei estadual de 1998 que define o casamento como uma união apenas entre homens e mulheres, violaria os direitos constitucionais dos casais.

Responsabilidade

Mas no mesmo dia, o procurador do Estado iniciou um apelo argumentando que o assunto devia ser definido pela legislação.

Nesta sexta-feira a Suprema Corte de Iowa rejeitou o apelo, e o procurador, John Sarcone, disse que não vai recorrer da decisão.

A organização novaiorquina Lambda Legal, que entrou com a ação em favor dos casais gays, afirma que eles vivem juntos por períodos que variam de cinco a 16 anos.

Três deles têm filhos, segundo a organização. Os casais desejam "as responsabilidades e as proteções que apenas o casamento pode proporcionar", disse a organização.

Leia mais sobre casamento gay

    Leia tudo sobre: casamento gay

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG