Investimento em energia verde criaria 3 milhões de empregos nos EUA

Copenhague, 24 mai (EFE).- Investimentos em fontes de energia renováveis ou com baixas emissões de carbono permitiriam a criação de três milhões de postos de trabalho em 2025 só nos Estados Unidos, segundo um relatório do Conselho Climático de Copenhague apresentado hoje na Cúpula Empresarial Mundial sobre Mudança Climática.

EFE |

Combinando um quarto da produção energética procedente de fontes renováveis e um crescimento anual de 0,5% da geração de energia, mais de dois milhões de empregos poderiam ser gerados nos EUA em 2025.

Segundo o estudo, investir em energias renováveis e adotar medidas eficientes do ponto de vista energético poderia gerar de duas a oito vezes mais postos de trabalho por unidade de energia fornecida do que o setor baseado em combustíveis fósseis.

O relatório se baseia em um modelo desenvolvido pelo Laboratório de Energia Renovável da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) a partir do caso do consórcio eólico dinamarquês Vestas Wind Systems.

"Este estudo ilustra o crescimento e a capacidade real de criar postos de trabalho da energia verde não no futuro, mas agora. Por que não substituir a dívida externa em energia por investimentos em uma força de trabalho treinada e inovadora?", destacou Daniel M.

Kammen, co-diretor do Instituto de Berkeley de Meio Ambiente.

O Conselho Climático de Copenhague é um organismo criado em 2007 voltado para a cúpula mundial sobre o clima que será realizada em dezembro em Copenhague.

Entre hoje e terça-feira, o conselho organiza uma conferência que reúne mais de 800 líderes empresariais, especialistas, políticos e representantes de ONGs na capital dinamarquesa.EFE alc/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG