Adolescentes resgatadas em rancho no Texas estão grávidas" / Adolescentes resgatadas em rancho no Texas estão grávidas" /

Investigadores encontram sinais de abusos sistemáticos em seita do Texas

As autoridades norte-americanas ainda investigavam nesta quinta-feira uma seita polígama no Texas (sul), de onde 400 crianças foram retiradas e cujo templo abrigava uma cama para as relações sexuais entre homens mais velhos e suas esposas espirituais menores de idade. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/09/adolescentes_resgatadas_em_rancho_no_texas_estao_gravidas_1264532.htmlAdolescentes resgatadas em rancho no Texas estão grávidas

AFP |

Quatrocentas crianças foram retiradas em uma semana deste rancho do Texas, e 130 mulheres decidiram deixar a propriedade cujos membros pertenciam à Igreja Fundamentalista dos Santos dos Últimos Dias (FLDS, em inglês), uma corrente fundamentalista dissidente da Igreja Oficial Mórmon.

As redes de televisão exibiram imagens de dezenas de mulheres e meninas, usando vestidos longos de uma só cor e com cabelos trançados, entrando com crianças nos carros que as retiravam da propriedade. Este rancho de 690 hectares conta com vários alojamentos e em seu centro fica localizado o templo da seita, uma grande construção de alvenaria branca retangular.

De acordo com documentos judiciais divulgados na quarta-feira, este templo "continha uma zona onde se encontrava uma cama onde homens de mais de 17 anos tinham relações sexuais com mulheres de menos de 17 anos".

As autoridades afirmam que as crianças da seita eram condicionadas a aceitar a se relacionar com homens a partir da puberdade. Adolescentes de apenas 13 anos eram "espiritualmente casadas" e forçadas a manter relações sexuais "com o objetivo de ter filhos".

Agressões físicas

As crianças eram também punidas com agressões físicas, e eram mantidas doentes e sem alimentação durante o período de punição.

Com base no documento divulgado na quarta-feira, os investigadores também descobriram que um dos membros da seita tinha 20 esposas.

Algumas meninas grávidas ou que haviam dado à luz recentemente foram encontradas no rancho quando a Polícia chegou após o pedido de ajuda de uma delas na quinta-feira passada.

Grávida aos 16

Com 16 anos, uma menina afirmou ter ficado grávida apenas oito meses depois de ter dado à luz uma criança nascida de uma relação com um homem de 49 anos, que a agredia severamente.

Ela conseguiu dar o alerta ligando várias vezes para um centro local de ajuda às vítimas de violência familiar com um telefone celular emprestado, explicando com voz baixa que havia começado a sofrer abusos sexuais pouco tempo depois de sua chegada ao rancho há três anos.

A menina explicou que não tinha mais contato com seus parentes, mas que sabia que eles tinham a intenção de enviar sua irmã de 15 anos para o rancho.

Igreja não pratica poligamia

A Igreja dos Santos dos Últimos Dias, a principal corrente da Igreja Mórmon, renunciou à poligamia há mais de um século e excomungou os membros que a praticavam. Ela reprovou a FLDS, com sede em Hildale e na Cidade do Colorado, duas cidades situadas na fronteira entre Utah (oeste) e Arizona (sudoeste).

A FLDS é dirigida por Warren Jeffs, um polígamo preso em 2006 próximo a Las Vegas por cumplicidade em um estupro e que cumpre desde então uma pena de prisão perpétua. Ele também foi alvo de processos également federais em Arizona e Utah.

Durante seu julgamento no ano passado, uma menina identificada como "Jane Doe IV" contou chorando como o guru tinha obrigado ela a se casar em 2001 aos 14 anos com um homem mais velho. Ele havia ordenado a ela que "se multiplicasse e enchesse a terra de crianças dedicadas ao sacerdócio".

Quando ela foi a Jeffs dizer que detestava manter relações com seu marido, ele a obrigou a "entrar e de fazer o que aquele lhe dissesse".

A justiça deve se pronunciar no dia 17 de abril para decidir se as crianças da seita devem ser distanciadas de maneira permanente de seus pais.

    Leia tudo sobre: seita

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG