Tamanho do texto

Uma investigação oficial americana concluiu que os militares do país foram responsáveis pelas mortes de civis afegãos em ataques aéreos esta semana, informa a imprensa dos Estados Unidos.

O jornal The New York Times e o canal CNN informaram que uma investigação preliminar sobre o incidente demonstrou que os bombardeios aéreos americanos provocaram a morte de civis na região oeste do Afeganistão.

Segundo a polícia afegã, mais de 100 pessoas - incluindo 70 civis - morreram no ataque na madrugada de segunda-feira para terça-feira.

O principal porta-voz das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão, Gregory Julian, não confirmou os resultados da investigação, mas destacou: "Sempre é lamentável quando civis morrem".

De acordo com Julian, a milícia talibã utiliza áreas civis para lançar ataques a partir destes locais contra as tropas americanas e da coalizão.

"As vítimas civis são sempre uma possibilidade quando se executa uma atividade contrainsurgente", declarou.

"Estamos aqui para proteger a população civil e levamos isto muito a sério. A última coisa que queremos que aconteça é que civis inocentes morram ou fiquem feridos", completou.

oh-arb/fp