Invasão de lixo humano ameaça animais em parque natural da África

Os elefantes e outros animais do parque de Kasan, uma das reservas naturais mais importantes da África, em Botsuana, estão ameaçados pelo descarregamento de lixo humano em seu habitat.

AFP |

"Mais de 150 animais morreram depois de comer desse lixo", assinalou Thunya Sedododma, um dos funcionários do parque, o segundo maior de Botsuana.

Os ecologistas geralmente encontram plástico nos excrementos dos animais, principalmente os elefantes, nessa região que é famosa por concentrar a maior população de paquidermes do planeta, com 120.000 exemplares.

Apesar das denúncias, as autoridades locais decidiram instalar um segundo lixão na mesma zona.

"Vamos construir um segundo depósito de lixo no mesmo lugar para limitar a utilização dos terrenos para esse fim", justificou-se o secretário do conselho municipal, Isau Mbanga.

Mas as autoridades garantem que tomarão medidas para que o novo lixão não cause os mesmos efeitos nocivos à fauna local.

Segundo eles, os animais da reserva serão mantidos afastados desse segundo depósito, que será cercado até que tenha máquinas para compactar o lixo, resolvendo assim os problemas de espaço e poluição.

mg/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG