Inundações no leste da Índia atingem 4 milhões de pessoas e deixam 46 mortos

As inundações no leste da Índia, que já deixaram 46 mortos e afetaram ao todo quatro milhões de pessoas - das quais 370.000 precisaram ser evacuadas -, já são consideradas as piores dos últimos anos, confirmaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

AFP |

Desde o final de semana, as águas já fizeram 20 novas vítimas fatais. A Marinha indiana atua com embarcações e homens na região de Orissa, a mais afetada pelos temporais.

O secretário de impostos da região, G.V.V. Sharma, que acompanha as operações de resgate, disse que a situação no estado é desalentadora.

"As águas que transbordaram do rio Mahanadi inundaram 5.772 aldeias em 30 distritos de Orissa", indicou Sharma na capital do estado, Bhubaneswar.

"Até agora, as inundações danificaram 127.000 casas", acrescentou.

O governo local informou por carta às autoridades federais que cerca de quatro milhões de pessoas foram afetadas e mais de um milhão de aldeias estão completamente alagadas.

Embora a área mais atingida tenha sido Orissa, as inudações atingem também grande parte do país, onde desde sábado já morreram pelo menos 176 pessoas.

A cheia do rio Yamuna ameaça também a capital do país, Nova Délhi. As autoridades suspenderam algumas linhas ferroviárias e fecharam pontes sobre o Yamuna.

strs/pc/ap/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG