Inundações na Austrália já afetaram o equivalente à área de Alemanha e França

Desastre custará vários bilhões de dólares às autoridades locais e às companhias de seguros

EFE |

As inundações que atingem o nordeste da Austrália já afetaram o equivalente à área de França e Alemanha juntas, informaram fontes oficiais nesta sexta-feira.

A governadora de Queensland, Anna Bligh, disse que milhares de casas e lojas estão alagadas e que todos os habitantes de dois povoados precisaram ser evacuados.

"Temos 22 cidades e povoados inundados ou isolados porque as estradas foram cortadas pela água. Isto representa 200 mil pessoas e uma área maior que França e Alemanha juntas", disse Anna em declarações à emissora "ABC".

A primeira-ministra do país, Julia Gillard, visitou algumas das comunidades mais afetadas e é aguardada em Emerald, onde cerca de 1.200 pessoas foram evacuadas na noite de quinta-feira depois de o rio Nogoa ter atingido 16 metros.

O rio Fitzroy, em Rockhampton, poderia alcançar mais de nove metros nos dois próximos dias, o que isolaria a localidade por estrada, ferrovia e meio aéreo no sábado, afetando quatro mil propriedades. Gillard anunciou esta semana que o Governo destinará US$ 1 milhão para ajudar os afetados pelas "inundações sem precedentes" e fez uma chamada pública para arrecadar mais fundos.

Dias de chuvas torrenciais deixaram milhares de casas e estabelecimentos inundados, plantações alagadas e estradas fechadas, um desastre que custará vários bilhões de dólares às autoridades locais e às companhias de seguros. 

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG