Inundações matam 75 pessoas na Índia

Mais de 1,2 milhão de pessoas foram deslocadas no leste da Índia e cerca de 72.000 estão bloqueadas pelas águas no norte e no centro do Bangladesh devido às fortes chuvas que caem sobre a região e que já deixaram 75 mortos, segundo as autoridades.

AFP |

Mais de 400.000 pessoas foram evacuadas no estado indiano de Bihar (leste), em uma ampla operação envolvendo as autoridades locais, os socorristas e o Exército, informou neste domingo Pratyaya Amrit, membro da célula de gestão das catástrofes.

Além disso, 800.000 pessoas abandonaram suas casas e se refugiaram nos já lotados centros instalados pelo governo em prédios e templos, segundo as autoridades locais de Bihar.

Segundo a mesma fonte, 75 pessoas morreram, e o balanço pode piorar devido à impossibilidade de acesso a algumas áreas isoladas pela subida das águas.

No Bangladesh vizinho, pelo menos 72.000 pessoas ficaram isoladas por causa das inundações, depois do transbordamento de rios no norte e no centro do país, informaram as autoridades neste domingo.

O centro de alerta contra as inundações advertiu para a velocidade da subida das águas dos três maiores rios do país: o Ganges, o Brahmaputra e o Meghna.

Em Banmankhi, uma cidade de 14.000 habitantes do nordeste da Índia, aldeões que conseguiram fugir pediram neste domingo às autoridades que socorram os moradores que continuavam presos nos tetos de suas casas. Inundações são freqüentes no norte e no leste da Índia entre os meses de junho e setembro.


    Leia tudo sobre: indiaíndia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG