Inundações deixam nove mortos nos Estados Unidos

Washington, 9 jun (EFE).- Pelo menos nove pessoas morreram nas últimas horas por causa das fortes chuvas que atingiram a região central dos Estados Unidos durante o fim de semana.

EFE |

Os estados de Indiana, Wisconsin, Michigan, Connecticut, Iowa e Nebraska foram os mais afetados pelas tempestadas, que hoje levaram o Exército a ajudar nos trabalhos de limpeza e prevenção.

Em Indiana, um homem morreu afogado quando seu veículo foi arrastado pelas águas, enquanto em Mill Creek, uma pessoa desapareceu ao cair do bote em que estava.

Já em Michigan, dois homens morreram afogados depois que o veículo que ocupavam caiu em um riacho perto do lago Michigan, onde ambos trabalhavam, informou o jornal "Grand Rapids Press".

Hoje, pelo menos 200 membros da Guarda Nacional começaram a montar diques de contenção com sacos de areia para tentar conter o avanço do rio White, cerca de 160 quilômetros a sudoeste de Indianápolis.

No sábado, as inundações deixaram sem energia aproximadamente 30.000 casas do estado de Indiana.

Em Wisconsin, a água arrastou três casas e deixou pequenos povoados isolados.

Devido à gravidade da situação, o governador Jim Doyle pediu ajuda emergencial para 29 condados. Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou a região área de desastre.

Já o governador de Iowa, Chet Culver, disse que quase um terço dos 99 condados de seu estado vai precisar de ajuda federal.

Enquanto uma nova massa de ar frio se deslocava em direção ao vale de Ohio vinda do sul, o nordeste do país sofria hoje com as altas temperaturas.

Na cidade de Nova York, os termômetros marcaram 38 graus centígrados. Também por causa das altas temperaturas e da conseqüente baixa umidade do ar, as autoridades de Washington declararam dois dias de alerta vermelho.

Em algumas escolas de Connecticut, Nova Jersey, Pensilvânia e Maryland, as aulas terminaram mais cedo por causado do forte calor.

EFE elv/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG