Inundação de mina de carvão mata 10 na China

Pequim, 7 abr (EFE).- A inundação de uma mina de carvão na província de Heilongjiang provocou pelo menos 10 mortes na China, informou hoje a agência oficial Xinhua.

EFE |

As autoridades provinciais comunicaram que dois trabalhadores ainda permanecem presos sob os escombros em uma mina na cidade de Jixi, mas suas chances de sobrevivência são "poucas".

O acidente ocorreu na madrugada de sábado, quando 22 mineiros se encontravam na instalação subterrânea.

Seis deles conseguiram escapar sozinhos, mas outros 16 ficaram presos e os serviços de emergência só puderam resgatar com vida quatro deles.

Equipes de salvamento continuam trabalhando na área, mas as expectativas de resgatar mais pessoas com vida diminuem com o passar das horas.

A mina, operada pela companhia Tianyuan, tinha licença oficial, mas recebeu uma ordem para interromper a produção após o Ano Novo chinês, em janeiro, que não respeitou.

Segundo o relato do chefe provincial do Escritório de Segurança na Mineração, um vazamento de água em uma mina vizinha abandonada causou a catástrofe.

A dependência chinesa do carvão obriga a cavar cada vez em maior profundeza, onde é fácil ocorrerem explosões de gás e inundações, enquanto o Governo reconhece que 80% dos 16 mil poços de carvão chineses operam de forma ilegal, sem observar as normas de segurança no trabalho. EFE gmp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG