Intuição de professor salvou mais de 800 vidas em terremoto na China

Pequim - Um professor disse ter pressentido a chegada do terremoto da última semana na província de Qinghai (oeste da China) e por isso deu ordem de evacuar os dormitórios da instituição onde trabalha, salvando assim a vida de mais de 830 alunos e professores do centro que dormiam no local.

EFE |

O professor, Yanli Duode, de etnia tibetana, acordou duas horas antes do terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter que causou mais duas mil mortes, e disse ter sentido que seus alunos estavam a perigo, por isso decidiu acordar todos no edifício e ordenar a rápida evacuação.

É provável que o professor tenha despertado ao sentir um tremor prévio ao grande terremoto, mas ele diz não ter certeza.

"Senti que algo ruim ia acontecer, mas não sabia dizer o que exatamente. Me sentia terrivelmente mal", disse ao jornal oficial "China Youth Daily".

Apesar do frio na região, Yanli fez com que alunos e professores fossem para o pátio do dormitório. Menos de duas horas depois o edifício onde dormiam os meninos caiu, e os das meninas e de professores sofreram graves danos.

No momento do terremoto, apenas três meninos estavam dentro do edifício: dois deles faziam trabalhos de limpeza e foram salvos por um professor que entrou para retirá-los e um aluno atrasado que também se salvou, saltando por uma janela de um apartamento do primeiro andar.

O jornal "South China Morning Post" destacou o "milagre" que fez com que nenhuma pessoa morresse no local, enquanto em muitos outros centros educativos da área houve grande número de mortes, assim como em 2008 no terremoto da província vizinha de Sichuan. Mais de 5.000 estudantes morreram naquela ocasião.

Especialistas consultados pela imprensa chinesa afirmaram que o caso do professor Yanli não tem nada de sobrenatural, já que os tremores prévios a um grande terremoto são muito frequentes. EFE abc/fm

    Leia tudo sobre: chinaprofessorterremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG