dalit americano - Mundo - iG" /

Intocáveis da Índia comemoram eleição de Obama, o dalit americano

Nova Délhi, 6 nov (EFE).- Indianos muçulmanos do grupo dos intocáveis e membros de comunidades tribais do norte da Índia comemoraram hoje a vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, e consideraram o democrata um exemplo para as minorias discriminadas.

EFE |

"Estamos comemorando sua vitória. Afinal, Obama é um "dalit" (intocável) americano que pertence a uma comunidade minoritária.

Tornou realidade os sonhos de gente marginalizada no mundo todo, não só nos EUA", disse, em Patna (Bihar), o líder do movimento dos "dalit" muçulmanos, Irshadul Haque.

Os "dalits" são o segmento da população indiana mais desfavorecido, e estão fora do rígido sistema de castas, que não afeta só os hindus, mas também membros de outras religiões do país.

Após compará-lo com Martin Luther King, Haque disse que "Obama se transformou em uma fonte poderosa de energia" tanto para os "dalits" quanto para outras comunidades discriminadas, e contribuirá para que estes lutem por seus "direitos e desenvolvimento".

O ativista afirmou que a vitória de Obama na democracia mais antiga do mundo lança esperanças de que um representante dos cidadãos marginalizados na Índia possa chegar à Chefia do Governo no futuro.

Membros de tribos da região de Jharkhand comemoraram a eleição de Obama tocando tambores e cantando músicas diante da estátua de Mahatma Gandhi.

"Os negros enfrentaram muitos desafios no mundo. Achamos que a discriminação racial acabará após a eleição de Obama como presidente dos Estados Unidos", disse o líder tribal Bahura Ekka. EFE ss/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG