Interpol nega que seu secretário-geral foi membro da administração Bush

Quito, 23 jun (EFE).- O secretário-geral de Interpol, Ronald K.

EFE |

Noble, nunca foi membro da administração de George W. Bush, ao contrário do que afirmaram no Equador três acadêmicos americanos, diz um comunicado enviado hoje à Agência Efe pela Organização Internacional de Polícia Criminal.

Na semana passada, os acadêmicos Miguel Tinker, Forrest Hylton e Lina Maria Britto afirmaram em Quito que a Interpol realizou um "show propagandístico" com a difusão de seu relatório sobre os supostos computadores do ex-dirigente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia "Raúl Reyes".

"Se é verdade que esses acadêmicos fizeram estas observações, deram mostras de um profundo desconhecimento da Interpol, o que torna questionável qualquer asseveração", diz o comunicado.

Noble, segundo sua biografia oficial, esteve na administração dos EUA no Departamento do Tesouro entre 1984 e 1989 e posteriormente no Departamento de Justiça de 1993 a 1996.

O comunicado da Interpol afirma ainda que Tinker, Hylton e Britto são historiadores e por essa razão não os considera "capacitados para comentar os aspectos técnicos do relatório da Interpol ou qualquer outra questão jurídica relacionada com ele".

Segundo o texto, a Interpol, "diante dos textos falsos e enganosos que continuam sendo difundidos do Equador", responderá em seu site às "declarações negligentes e irresponsáveis" sobre o relatório legista feito nos computadores que pertenceriam a "Reyes".

Em 15 de maio, em coletiva de imprensa em Bogotá, Noble afirmou que a Interpol não tinha encontrado modificações ou alterações nos computadores e assegurou que esses equipamentos pertenceram ao líder das Farc morto.

Segundo as autoridades da Colômbia, os computadores foram confiscados pelos militares colombianos que atacaram, em 1º de março, um acampamento das Farc no Equador. Na ocasião morreram, além de "Reyes", 26 pessoas. EFE cho/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG