Internauta russo opositor é internado à força em hospital psiquiátrico

Um internauta russo que integrava uma rede na Web oposta ao Kremlin foi internado à força em um centro psiquiátrico, revelou neste domingo a oposição.

AFP |

O internauta Vadim Charuchev é o criador de vários grupos de debate na Web sob a sigla "V Kontakte" (Em contato), uma das mais populares da Rússia.

A internação de opositores em hospitais psiquiátricos era uma prática comum na antiga União Soviética, mas esta é a "primeira vez" que um internauta é vítima desta medida, destacou Olga Kurnosova, do movimento opositor Frente Unida, liderado pelo ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov.

Charuchev foi internado na semana passada em um centro psiquiátrico de São Petersburgo, após um tribunal aceitar uma solicitação do hospital para tratá-lo, apesar de não haver qualquer diagnóstico, destacou Kurnosova.

"É um dos hospitais mais terríveis", disse Kurnosova, revelando que o internauta recebeu telefonemas com ameaças antes de ser internado.

Charuchev organizou grupos de debate como o "Não votei na Rússia Unida (o partido do primeiro-ministro, Vladimir Putin) e nem no fantoche de Putin" (em referência ao presidente Dimitri Medvedev) e o "Sou contra a ditadura da KGB na Rússia", em alusão à polícia secreta soviética da qual Putin foi membro.

mak/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG