Inteligência america alerta para deterioração da situação no Afeganistão

A imprensa dos Estados Unidos noticia nesta quinta-feira que o governo de George W. Bush lançou uma revisão urgente da política dos Estados Unidos no Afeganistão diante da advertência de funcionários da inteligência de que as condições estão se deteriorando nesse país.

AFP |

Os jornais citam funcionários a par do rascunho de um relatório intitulado "Avaliação da Inteligência Nacional sobre o Afeganistão", onde se combinam análises de 16 agências de inteligência dos Estados Unidos e cujo texto será completado depois das eleições de novembro.

O informe diz que o Afeganistão está numa "espiral descendente" e levanta dúvidas sobre a capacidade de seu governo de conter o ressurgimento da influência taleban, indica o New York Times.

O texto destacaria assim o colapso da autoridade central no Afeganistão por causa da corrupção desenfreada no governo do presidente Hamid Karzai e pelo crescimento da violência de militantes que lançam ataques cada vez mais sofisticados.

O documento também destaca o impacto do tráfico de heroína, que, segundo algumas estimativas, representa 50% da economia no Afeganistão.

Leia mais sobre Afeganistão

    Leia tudo sobre: afeganistão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG