Íntegra da nota de Nicolas Sarkozy sobre desastre da Air France

Este é o texto na íntegra da nota divulgada pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, depois que um avião da companhia Air France desapareceu no oceano Atlântico nesta segunda-feira:

AFP |

"Hoje à noite, nós perdemos o rastro de um avião da Air France com 228 pessoas a bordo, passageiros e tripulantes. Não sabemos exatamente o que aconteceu. É uma catástrofe como a Air France nunca viu.

"Com Jean-Louis Borloo, Bernard Kouchner e Dominique Bussereau, viemos encontrar as famílias, que estão enfrentando a situação com coragem e dignidade. Todos podem imaginar o que uma mãe que perdeu a filha ou uma noiva que perdeu o futuro marido estão pensando. Eu disse a elas a verdade, que é: as chances de encontrar qualquer sobrevivente são muito pequenas.

"No momento em que falo, enviamos navios e aeronaves para o local do acidente. Nossos amigos espanhóis estão nos ajudando. Os brasileiros estão nos ajudando muito. Nós pedimos ajuda, incluindo para os americanos, que estão usando satélites, primeiro para identificar onde exatamente ocorreu a catástrofe. Tudo precisa ser feito de modo a encontrar tanto quanto for possível da aeronave, um Airbus A330, para entender o que aconteceu.

"Isso será extremamente difícil, porque a área é imensa, centenas de quilômetros, e, naturalmente, este drama aconteceu no meio da noite sobre o Atlântico. Acredita-se que a aeronave estava a cerca de 400 quilômetros do Brasil. Enquanto falo, estes são os dados que temos. Com os ministros, voltaremos para ver as famílias na próxima semana, para dizer-lhes tudo o que sabemos. O presidente da Air France, as autoridades da aviação civil, todos, estamos todos mobilizados para compreender o que aconteceu".

szb/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG