Cabul, 9 jun (EFE).- Vários insurgentes morreram em uma operação conjunta das forças de elite afegãs, das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da coalizão liderada pelos Estados Unidos na província afegã de Cabul, informou hoje o comando da Aliança.

Em comunicado, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), sob comando da Otan, disse que tropas francesas da Aliança e soldados do Exército afegão lançaram uma ofensiva contra refúgios da insurgência no vale de Uzbeen.

A operação, que ocorreu no último dia 4, teve a participação de um avião de combate da coalizão liderada pelos EUA.

Segundo a nota, "vários" insurgentes morreram durante os combates.

Os militares encontraram um arsenal de armas composto por lança-granadas, bombas, minas, munição e material para a fabricação de explosivos, além de documentação e quatro quilos de ópio.

De acordo com a versão militar, os soldados prestaram socorro humanitário e assistência médica aos moradores da área, e distribuíram roupas e material escolar.

Em outra operação na província de Paktya, membros da Isaf e efetivos do corpo de Polícia de Fronteiras apreenderam mais de 60 de lança-granadas, morteiros, fuzis, pistolas, munição e equipamentos de transmissão.

Durante a operação militar, que ocorreu no último dia 7 nos distritos de Gardez e Ali Khalil, dois suspeitos foram detidos.

A ofensiva não deixou vítimas entre as forças afegãs nem nas fileiras da Isaf. EFE lo-mb/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.