Tamanho do texto

Cabul, 6 ago (EFE).- Vários supostos insurgentes morreram e dois outros foram detidos durante uma operação das tropas americanas na província afegã de Kapisa, segundo informou hoje o comando dos Estados Unidos no país asiático.

As tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos realizaram uma operação no distrito de Nijrab, na busca de um dirigente talibã supostamente responsável por ataques contra as forças afegãs e americanas.

Vários insurgentes armados iniciaram um tiroteio contra as tropas, que responderam com fogo de armas curtas e mataram os agressores, segundo um comunicado emitido pelo comando dos EUA.

As tropas da coalizão descobriram componentes para fabricar explosivos e barricadas em um edifício, e os destruíram para evitar qualquer possível uso futuro.

As tropas da coalizão lideradas pelos EUA, que atuam independentemente das forças da Otan, são fundamentalmente americanos e estão sob comando direto de Washington, embora conte com soldados britânicos e franceses, entre outros.

Neste ano, no Afeganistão morreram cerca de 2.500 pessoas vítimas da violência, das quais cerca de 1.000 eram civis. EFE lo/gs