Insurgentes incendeiam veículos da Otan no Paquistão

Islamabad, 8 dez (EFE).- Um grupo de insurgentes voltou hoje, pelo segundo dia consecutivo, a incendiar caminhões e material das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na cidade de Peshawar, no norte do Paquistão, informou à Agência Efe uma fonte policial.

EFE |

O superintendente da Polícia da cidade, Khasif Alam, disse que um grupo de homens desconhecidos colocou fogo em pelo menos "seis caminhões e nove contêineres com provisões" para as forças da Otan no Afeganistão.

Segundo a fonte, os insurgentes entraram esta madrugada, por volta das 3h (20h de Brasília de ontem) no terminal de Bilal, situado cerca de sete quilômetros da capital da Província da Fronteira Noroeste.

"Ainda estamos investigando o que aconteceu, não sabemos ainda quem são os responsáveis do ataque. Não houve vítimas e também não parece que tenham sido utilizados projéteis desta vez", disse Alam, acrescentando que o local tinha o dispositivo de segurança habitual, mas é "um lugar aberto".

Ontem, um grupo de insurgentes já tinha atacado o terminal e se envolvido em um tiroteio com o pessoal de segurança durante quase duas horas, após o qual incendiaram os veículos da Otan estacionados no lugar.

Os insurgentes mataram vários guardas, segundo a imprensa, e colocaram fogo com projéteis em mais de 100 caminhões, carros de combate e outros materiais. No entanto, o superintendente reduziu o número de caminhões destruídos para 62, e acrescentou que muitos contêineres também foram incendiados.

Nas últimas semanas, aumentaram os ataques contra caminhões utilizados pela Otan, que tem no Paquistão a principal via de acesso para suas provisões através da passagem fronteiriça de Torkham, na área tribal de Khyber.

Os talibãs paquistaneses, reunidos sob o grupo Teehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), ameaçaram agir contra os que ajudarem as forças da Otan no Afeganistão, e é comum que os motoristas dos caminhões sofram extorsões. EFE igb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG