Insulza se reúne no Paraguai com chanceleres de Colômbia e Equador

Washington, 15 ago (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, se reuniu hoje em Assunção com os chanceleres da Colômbia, Jaime Bermúdez, e do Equador, María Isabel Salvador, para discutir o possível restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, suspensas desde 3 de março.

EFE |

O secretário-geral da OEA aproveitou sua estadia em Assunção, onde assistiu à posse do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, para se reunir com as duas partes, como confirmaram à Agência Efe fontes do organismo.

A reunião entre os dois chanceleres foi a primeira desde que, em julho, Bermúdez substituiu no cargo o ex-chefe da diplomacia colombiana Fernando Araújo.

No final de julho, Insulza viajou a Quito e Bogotá, onde se reuniu com o presidente equatoriano, Rafael Correa, e o colombiano, Álvaro Uribe, para debater medidas que ajudem a superar a crise diplomática de forma definitiva.

Em 24 de junho, Colômbia e Equador postergaram o reinício de suas relações diplomáticas, apesar de no início desse mês acordaram retomar os laços em nível de encarregados de negócios, após negociações com mediação do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter.

A crise diplomática entre os dois países foi gerada em março, após uma incursão do Exército colombiano em território equatoriano para combater a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômboia (Farc). EFE cai/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG