Gustav - Mundo - iG" /

Instituto cubano emite aviso de ciclone por tempestade Gustav

Havana, 25 ago (EFE) - O Centro de Previsões do Instituto de Meteorologia de Cuba emitiu hoje um aviso de ciclone tropical pela tempestade Gustav, situada no Caribe, cerca de 365 quilômetros ao sudeste de Porto Príncipe, capital do Haiti.

EFE |

"Um avião de reconhecimento encontrou ventos máximos sustentados de 95 km/h, com seqüências superiores, ao investigar a área da sétima depressão tropical (da temporada de ciclones do Atlântico em 2008), por isso agora é uma tempestade tropical nomeada 'Gustav'", diz o boletim divulgado pela imprensa oficial.

Em Miami, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos advertiu de que a tempestade tropical "poderia se transformar em um furacão antes de se movimentar sobre terra".

As autoridades do Haiti e a República Dominicana emitiram "avisos de furacão" (passagem do sistema em 24 horas).

Segundo o Instituto de Meteorologia cubano, às 14h (15h em Brasília) "Gustav" tinha seu centro nos 15,8 graus de latitude norte e 70,5 graus de longitude oeste, e se movimentava em direção ao noroeste a 22 km/h.

"Nas próximas 12 a 24 horas, 'Gustav' manterá o mesmo rumo, diminuindo sua velocidade de translação e continuará ganhando força", acrescenta o boletim. EFE am/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG