amostras - Mundo - iG" /

Inspetores da AIEA voltam da Síria com amostras

Os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que visitaram as instalações supostamente nucleares de Al Kibar na Síria, destruídas em setembro pela Força Aérea israelense, voltaram nesta quarta-feira para Viena, com uma série de amostras, anunciou o chefe da missão, Olli Heinonen.

AFP |

"Extraímos as amostras que queríamos e, agora, temos de analisá-las. O trabalho continua", disse à imprensa o número dois da AIEA.

"Conseguimos fazer o que havíamos decidido, fizemos o que queríamos", acrescentou, avaliando a viagem de forma positiva.

Essa foi a primeira visita feita à Síria por representantes da agência da ONU.

A missão foi às instalações de Al Kibar, às margens do Eufrates, na região desértica de Deir Ezzor (centro-leste da Síria), que escondia, segundo Washington, um reator nuclear construído com ajuda da Coréia do Norte antes de sua destruição em setembro de 2007.

Damasco, que autorizou essa visita não divulgada na imprensa oficial, considerou essas alegações "ridículas" e afirmou que o edifício destruído era uma instalação militar convencional em desuso.

De acordo com diplomatas ocidentais, a Síria limpou o local de qualquer elemento suspeito, o que complica a missão da AIEA.

spm/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG