Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que pessoas com insônia têm mais chances de sofrer de paranóias como mania de perseguição.

A pesquisa, realizada por uma equipe do King's College, em Londres, examinou a relação entre insônia e paranóias em pessoas saudáveis e em pacientes com problemas mentais.

Os especialistas observaram que 70% das pessoas saudáveis que disseram ter perturbações psíquicas também sofriam de insônia. Entre os pacientes psiquiátricos, mais da metade também apresentou o mesmo quadro.

O autor do estudo, Daniel Freeman, disse que noites de pouco sono podem provocar estresse, confusões mentais e a sensação de estar desconectado do mundo.

"Estas são as condições ideais para o aparecimento de pensamentos paranóicos", disse Freeman. "Sono regular e de boa qualidade é fundamental para o nosso bem-estar psicológico", acrescentou.

A equipe chefiada por Freeman não esclareceu se é a insônia que causa os problemas mentais ou o contrário. "A boa notícia é que há várias formas de vencer a insônia", disse Freeeman.

"O uso de técnicas para dormir durante o dia pode ajudar a pessoa a se sentir mais segura e menos desconfiada. Uma boa noite de sono pode simplesmente nos fazer ver o mundo de forma muito mais positiva".

A pesquisa foi divulgada na publicação especializada Schizophrenia Research.

Leia mais sobre insônia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.