O cércopo, um inseto que salta a uma altura de 70 cm, ou seja, mais de 100 vezes seu próprio tamanho, possui um esqueleto estruturado como um arco e capaz de liberar de uma só vez uma energia equivalente a 400 vezes o seu peso, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira.

Um homem que saltasse tão alto poderia passar sem dificuldades por cima de um edifício de 50 andares.

"O cércopo acumula energia estirando uma parte de seu esqueleto interno", feito de uma estrutura composta de uma carapaça multicapas e de uma proteína que lhe confere propriedades elásticas, comprovaram Malcom Burrows e seus colegas da Universidade de Cambridge.

"Quando o cércopo contrai seus músculos para saltar, se dobra como um arco antes de se relaxar para se catapultar para frente com uma força que pode ser superior a 400 vezes sua massa corporal", acrescentam os pesquisadores que publicam seus trabalhos no site da internet BMC Biology.

Como nos arcos de maior potência, é uma combinação de elementos rígidos e elásticos que permite ao esqueleto do cércopo resistir durante muito tempo e sem causar danos mesmo sendo submetido a uma forte tensão.

boc/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.