Ingrid Betancourt recebe medalha de honra da Assembleia Nacional de Québec

Toronto (Canadá), 23 set (EFE).- A colombiana Ingrid Betancourt recebeu hoje a medalha de honra da Assembleia Nacional de Québec por seu compromisso com a democracia e os direitos humanos em uma emotivas cerimônia celebrada no Parlamento da província francófona.

EFE |

Em discurso que pronunciou em francês perante a Assembleia Nacional, Betancourt lembrou que os parlamentares quebequenses foram os primeiros, em 2002, asolicitar de forma unânime sua libertação, informou o jornal The Montreal Gazette++.

Betancourt, que foi candidata presidencial colombiana e que passou de 2002 a 2008 em mãos do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), teve que interromper em várias ocasiões seu discurso para conter suas lágrimas.

A política colombiana afirmou durante seu discurso: "se estou aqui hoje é graças aos senhores".

Por sua parte, o primeiro-ministro de Québec, Jean Charest, expressou através de um comunicado sua admiração "e a de todo o povo de Québec pela coragem e a determinação" de Betancourt.

"Betancourt é um exemplo e uma fonte de inspiração para todos nós", acrescentou Charest.

A política colombiana permanecerá até no domingo no Canadá e receberá diversos prêmios e reconhecimentos públicos como um doutorado honorário da Universidade de Montreal e um prêmio da organização Repórteres sem Fronteiras, que lhe será entregue pela governadora geral do Canadá, Michaëlle Jean. EFE jcr/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG