Ingrid Betancourt pronta para exercer papel de mediação entre Chávez e Uribe

A ex-refém franco-colombiana Ingrid Betancourt se declarou nesta segunda-feira disposta a desempenhar um papel de mediadora entre os presidentes colombiano, Alvaro Uribe, e venezuelano, Hugo Chávez, para tentar resolver a crise dos reféns na Colômbia.

AFP |

"Espero que possa ajudar, que possa fazer algo para restabelecer a amizade e a confiança entre Chávez e Uribe", declarou Ingrid Betancourt à emissora Radio France Internationale (RFI).

Ingrid se dirigiu aos reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que ouvem o programa na selva, insistindo em sua vontade de lutar pelas pessoas que vivem "constantemente ao lado da morte".

"Quero ser um soldado desta causa. Não sei como fazê-lo porque Chávez possui uma chave que ninguém mais tem. As Farc o escutam. Ele é um aliado importante para nós", declarou, afirmando "adorar" o presidente venezuelano.

Ela também expressou seu desejo de se encontrar com o presidente equatoriano Rafael Correa.

Libertada quarta-feira pelo Exército colombiano, a ex-refém da guerrilha das Farc lançou novamente um apelo a toda a Colômbia para participar de uma marcha para os seqüestrados em Bogotá em 20 de julho, dia da comemoração da independência do país. Ela também pediu a todos os países da América Latina que continuassem mobilizados.

Ela reafirmou que não participará nesta marcha, pois talvez nem esteja na Colômbia no dia 20 de julho. Ingrid se encontra atualmente em Paris com seus filhos Mélanie e Lorenzo.

Sobre suas condições de detenção, ela repetiu que na sua opinião o comandante "Gafas" que a vigiava não havia sido subornado, mas que "uma pessoa de mais alto escalão certamente recebeu dinheiro".

Ingrid foi novamente tomada pela emoção quando a RFI divulgou a primeira mensagem na emissora de Lorenzo, no fim de 2007. "Eu me detesto quando choro, mas não consigo parar de chorar", afirmou.

ib/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG