França e Colômbia negam ter pago para resgatar Ingrid http://images.ig.com.br/ultimosegundo/versao_2006/ic_link.gifhttp://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/07/04/ingrid_betancourt_e_recebida_por_sarkozy_na_franca_1417399.html Ingrid Betancourt é recebida por Sarkozy na França http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/04/brasil_nao_vai_se_envolver_nas_negociacoes_para_libertacao_de_refens_diz_lula_1419026.htmlBrasil não se envolverá em libertações de reféns, diz Lula" / França e Colômbia negam ter pago para resgatar Ingrid http://images.ig.com.br/ultimosegundo/versao_2006/ic_link.gifhttp://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/07/04/ingrid_betancourt_e_recebida_por_sarkozy_na_franca_1417399.html Ingrid Betancourt é recebida por Sarkozy na França http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/04/brasil_nao_vai_se_envolver_nas_negociacoes_para_libertacao_de_refens_diz_lula_1419026.htmlBrasil não se envolverá em libertações de reféns, diz Lula" /

Ingrid Betancourt nega que operação de resgate tenha sido encenação

A ex-refém franco-colombiana Ingrid Betancourt negou há pouco que a operação militar do exército colombiano que foi concluída com sua libertação tenha sido encenação, durante entrevista à imprensa, horas depois de sua chegada à capital francesa. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/04/franca_afirma_que_nao_pagou_resgate_por_betancourt_1417141.htmlFrança e Colômbia negam ter pago para resgatar Ingrid http://images.ig.com.br/ultimosegundo/versao_2006/ic_link.gifhttp://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/07/04/ingrid_betancourt_e_recebida_por_sarkozy_na_franca_1417399.html Ingrid Betancourt é recebida por Sarkozy na França http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/04/brasil_nao_vai_se_envolver_nas_negociacoes_para_libertacao_de_refens_diz_lula_1419026.htmlBrasil não se envolverá em libertações de reféns, diz Lula

Redação com agências internacionais |

AFP
         Ingrid discursa em Paris ao lado dos filhos e do prefeito da Cidade (esq)

"Francamente, não creio que possam me enganar facilmente. Não creio que tenha sido uma encenação. Havia tensão, e muito estresse", acrescentou.

A Rádio Suíça Romanda (RSR) informou que dirigentes da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) teriam recebido US$ 20 milhões de dólares para liberar Betancourt e os outros 14 reféns, uma notícia desmentida por Paris e Bogotá.

"Os 15 reféns foram comprados na realidade a preço alto. Depois disso toda a operação foi uma encenação", afirmou a rádio pública.

Quase 20 milhões de dólares foram entregues aos seqüestradores, segundo a RSR, que cita uma "fonte ligada aos acontecimentos, confiável e testada em reiteradas ocasiões nos últimos anos".

A emissora acrescentou que os Estados Unidos estiveram na "origem da transação".

A França reagiu afirmando que não pagou qualquer resgate à guerrilha das Farc pela libertação de Ingrid Betancourt, ocorrida quarta-feira durante uma operação do Exército colombiano.

"A resposta é muito singela: não", respondeu, em entrevista coletiva o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores da França, Eric Chevallier, ao ser questionado sobre o assunto depois que uma rádio suíça informou do pagamento de US$ 20 milhões às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Chevallier lembrou hoje que a França não teve nada a ver com essa operação militar "nem com suas modalidades de financiamento, se é que houve essas modalidades de financiamento".

Bogotá também foi taxativo em negar a informação.

AFP
Sarkozy beija Ingrid em sua chegada à França
"O governo colombiano não pagou um centavo sequer", afirmou o comandante das forças militares, general Freddy Padilla.

O general colombiano assinalou que, se isso tivesse acontecido, para o governo colombiano teria sido mais proveitoso difundir a informação, porque isso demonstraria o desmoronamento interno das fileiras rebeldes".

Entenda

Saiba mais sobre Ingrid

O Resgate

Imagens

Repercussão

Opinião

Leia também:


    Leia tudo sobre: farcingrid betancourt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG