Ingrid Betancourt chega à França

Paris - Ingrid Betancourt chegou hoje à França, dois dias após sua libertação pelo Exército colombiano, após quase seis anos e meio de cativeiro em poder da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

EFE |

  • França nega ter pago US$ 20 milhões para libertar Betancourt

    O avião oficial francês no qual Betancourt e seus parentes viajaram de Bogotá aterrissou no aeroporto militar de Villacoublay, nos arredores de Paris, onde era aguardada pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, e por sua esposa, Carla Bruni.

    AFP
    Presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao lado de sua mulher recebe Ingrid

    Os três, junto ao pai dos jovens e primeiro marido da ex-refém, Fabrice Delloye, e o ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, acompanharam Betancourt a Paris no avião oficial no qual na quarta-feira à noite tinham viajado à Colômbia após a surpreendente libertação que encerrou quase seis anos e meio de calvário.

    No avião também viajaram hoje o atual marido de Betancourt, Juan Carlos Lecompte, e sua mãe, Yolanda Pulecio.

    Depois da recepção no Palácio do Eliseu, a ex-candidata à Presidência da Colômbia deve conceder uma entrevista coletiva e ir à Prefeitura de Paris para retirar da fachada seu retrato pendurado no local desde 2005.

    AFP
    Sarkozy beija Ingrid Betancourt

    Betancourt, de 46 anos, que se declara "em plena forma" e cujo aspecto físico deixou todos surpresos, após os rumores do primeiro semestre de que corria risco de morrer, poderia se submeter nos próximos dias a uma revisão médica a fundo em um dos hospitais militares de Paris, como propôs Sarkozy.

    As comemorações pela libertação de Betancourt, junto a outros 14 reféns das Farc, já começaram na quinta-feira em vários dos dois mil municípios que a tornaram cidadã de honra durante seu seqüestro, e continuarão nos próximos dias.

    Betancourt, que expressava na quinta-feira de Bogotá sua "pressa em voltar à França, para casa", não disse se irá à tradicional festa nacional de 14 de julho no Palácio do Eliseu, na qual Sarkozy disse que estaria "encantado" de recebê-la.

  • Entenda

    Saiba mais sobre Ingrid

    O Resgate

    Imagens

    Repercussão

    Opinião

    Leia também:

    • Leia tudo sobre: farcingrid betancourt

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG